domingo, 27 de dezembro de 2015

Windows 7,8,10 :Como criar partições sem programas

Todos nos sabemos que criar partições no disco rígido é uma grande ideia , a respeito de organização dos seus arquivos , além de proteger seu computador em caso de problemas no sistema , ou de vírus , caso a partição esteja danificada por algum problema , não precisa formata todo o disco de novo apenas aquela partição.

A Família Formatação vai ensinar como fazer partição nos computadores que possuem Windows 8 e 7 instalado usando um programa interno no Windows que é Gerenciamento de Disco , só seguir os passos abaixo e criar quantas partições que você quiser no seu HD de forma fácil e rápida .

Mãos à obra

A dois passos para acessar Gerenciamento de Disco : pelo botão iniciar e pesquise "diskmgmt.msc" e de um clique no resultado como mostra a imagem




Ou por meio do Painel de Controle e clicar na opção “Sistema e Segurança”.






Depois vai em “Criar e formatar partições do disco rígido”, opção localizada abaixo da divisão “Ferramentas Administrativas”.



Para criar uma nova partição, é preciso que o disco rígido que se deseja utilizar possui espaço não alocado, ou seja, que não é utilizado pelo sistema de nenhuma forma. Para isso vamos seleciona a unidade de disco que deve ser utilizada, dê um clique sobre ela com o botão direito do mouse e escolha a opção “Diminuir Volume...”.



Aguarde alguns instantes enquanto a máquina calcula o espaço disponível para diminuir o disco rígido.



A próxima etapa é definir quanto se deseja reservar para a nova partição do disco rígido. O valor inserido deve estar em MB , exemplo 1 GB = 1024 MB , portanto tenha cuidado na hora de selecionar o espaço que deve ser utilizado para não criar partições de apenas 40 ou 50 MB, por exemplo. Depois de determinar o tamanho, clique em “Diminuir” para iniciar a criação do espaço não alocado. No caso vai reduzir 50 GB = 51200MB = 50 GB




Agora verifica no Gerenciamento de disco a presença do espaço não alocado, como na imagem abaixo:





Para utilizar a nova partição criada, antes é preciso ativar o espaço não alocado – caso contrário, não será possível utilizar a nova divisão. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço não alocado e selecione a opção “Novo Volume Simples...”.





Após selecionar essa opção, o Windows abre o Assistente para Novas Partições Simples. Clique em “Avançar” para iniciar a criação da nova partição do Windows .




Agora selecionar a quantidade de espaço reservado que se deseja realmente utilizar. Como padrão, o Windows seleciona automaticamente todo o espaço não alocado disponível, portanto, a não ser que deseje criar mais partições posteriormente, não altere esse valor.



Na próxima etapa é definir a letra da unidade




O último passo é formatar o espaço do disco rígido destinado à nova partição criada. Se essa etapa não for cumprida, não é possível armazenar os arquivos de forma efetiva. Caso deseje, você pode dar um nome próprio para a partição utilizando o campo “Rótulo do Volume”.



Na próxima janela, confira se o volume e nome desejados corresponde à tarefa que deseja realizar. Selecione a opção “Concluir” e aguarde alguns instantes enquanto o computador realiza a divisão do disco rígido.



Pronto, agora a parte do HD que estava marcada como espaço não alocado já está pronta para ser utilizada como uma nova partição.



Desativar uma nova partição é uma tarefa igualmente simples. Basta abrir o Gerenciamento de disco, clicar com o botão direito sobre a partição que deseja eliminar e clicar na opção “Excluir volume...”.


Esteja ciente de que selecionar essa opção apaga todos os dados presentes na partição selecionada. Portanto só realize o procedimento após salvar todos os arquivos importantes em outra parte do disco rígido do computador.