domingo, 27 de dezembro de 2015

Windows : como limpar arquivos de paginação que guardam senhas e outras informações ao desligar o computador


http://tecnologiateen.com/wp-content/uploads/2015/10/Microsoft-Windows-logo-2015-800x445.png

E de conhecimento geral que alguns programas podem, algumas vezes, guardar informações relevantes de dados pessoais, senhas em texto simples (sem nenhuma codificação) e muito mais. Portanto, nada melhor do que deixar o computador seguro quando você o desliga, limpando esses dados que não serão usados naquele momento.


A Microsoft trouxe uma solução que se chama FixIt que limpa a memória quando você desliga o seu computador, pois isso você usuário pode ficar tranquilamente sossegado ao desligar seu computador ou notebook, pois não há mais informação que estava por perto esta não continua disponível




Como limpar

Para isso, acesse este link e baixe, diretamente do site da Microsoft, o FixIt específico para a tarefa de limpar os dados quando desligar o computador. Após baixar o programa, clique para que ele comece a rodar, aceite os termos do contrato.






O FixIt vai cria um ponto de restauração do sistema, é para que você tenha um backup do estado atual do computador caso algo saia errado. Depois basta deixar que o FixIt fazer o trabalho, que é executado em pouco tempo.

Ao final do processo, o FixIt vai mostra uma mensagem avisando que esta tarefa foi processada, o que significa que você já pode fechar a janela, reiniciar o computador e continuar a navegar por qualquer lugar da internet.

Manualmente


Para quem não está interessado em baixar qualquer tipo de arquivo no computador, a solução manual é uma boa ideia. Com isso, mesmo sem baixar o FixIt você é capaz de deixar o sistema completamente seguro, limpando as informações ao desligar o computador.





Para que voce faça isso , acesse o Menu Iniciar e busque a palavra “Regedit” para encontrar o arquivo executável de mesmo nome. É com ele que você abre o Editor do Registro, responsável por manter várias informações no sistema.

A seguir, siga o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management e clique em “ClearPageFileAtShutdown” para abrir uma nova janela.




No Editor DWORD, insira o valor “1” (sem aspas) para que o sistema saiba que é preciso limpar o sistema ao desligar o computador. Então feche o Editor do Registro e reinicie o computador. Para reverter o processo, basta seguir o mesmo caminho, mudando o valor “1” inserido de volta para “0”.

O caminho de volta segue o mesmo princípio também para quem utilizou a ajuda do FixIt. Basta entrar no Editor e seguir os passos para reverter o processo rapidamente.



Vale a pena comentar que esta dica vale não apenas para o Windows 7 e 8 , mas também para os usuários do Windows Vista que queiram deixar o computador mais seguro. Ou seja, não existem mais desculpas para não conseguir dormir tranquilo, preocupado em ter o computador limpo e sem informações importantes escondidas.