terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Metodos para Melhorar o Desempenho do seu Sistema Operacional

Hoje em dia, muitas vezes percebemos que nosso sistema fica lento e ocupa mais espaço que o normal. Podem haver vários motivos, como instalação e desinstalação de softwares, arquivos de atualizações do sistema, até mesmo a atualização de um sistema para o outro (Windows 7/8/8.1 para o Windows 10, dentre outras opções) por meio do update ou iso.
Usuários normais pensariam que a única ação rápida seria a formatação. Mas existem métodos que você mesmo pode utilizar para agilizar e otimizar seu sistema de forma fácil e sem muita complicação.
Aí vão 3 métodos simples de você melhorar o desempenho do seu sistema:

·         Limpeza de Disco
O Limpeza de Disco é um utilitário do Windows, que permite você fazer uma limpeza de arquivos desnecessários para recuperar armazenamento no seu sistema.
1.            Para executar a Limpeza de Disco, abra o PAINEL DE CONTROLE >> SISTEMA E MANUTENÇÃO >> FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS >> LIMPEZA DE DISCO.
2.            Se você utiliza o Windows 8, Windows 8.1, ou Windows 10, utilize o sistema de pesquisa e digite “Limpeza de Disco” e clique sobre o utilitário.



3.            Selecione a unidade em que deseja fazer a verificação. O utilitário ira analisar a unidade e abrira uma janela com as opções de arquivos a serem excluídas.



4.            Se você desejar uma limpeza mais profunda, clique no botão “Limpar arquivos do Sistema”. Escolha a mesma unidade para a verificação e aguarde a janela se abrir novamente.
5.            Selecione todas as opções e clique no botão OK, em seguida confirme a limpeza e aguarde. Quando finalizada, a Limpeza de Disco se fecha automaticamente.

Feito isso você conseguiu recuperar um pouco de espaço em seu sistema.



·         Desfragmentar e Otimizar Unidades
Este utilitário serve para unir os arquivos espalhados pelos setores do HD movendo-os para locais ideais, visando desempenho e agilidade, além de economizar espaço.
1.            Para executar o Desfragmentar e Otimizar Unidades, abra o PAINEL DE CONTROLE >> SISTEMA E MANUTENÇÃO >> FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS >> DESFRAGMENTAR E OTIMIZAR UNIDADES.
2.            Se você utiliza o Windows 8, Windows 8.1, ou Windows 10, utilize o sistema de pesquisa e digite “Desfragmentar e Otimizar Unidades” e clique sobre o utilitário.
3.            Abrira uma janela mostrando todas as partições do seu HD, mais o espaço reservado do sistema.



4.            Selecione uma unidade e clique no botão Analisar. Se houver necessidade, clique no botão Otimizar. Espere, e quando a otimização terminar, a unidade selecionada apresentara “0% Fragmentado”.

Feito isso, você reorganizou seus arquivos, e otimizou suas unidades, aumentando o desempenho do seu sistema.



·         Advanced SystemCare
O Advanced SystemCare é um software que executa uma limpeza profunda em seu sistema em busca de arquivos inúteis, erros, falhas de proteções, registros e também executa uma otimização.
Baixe o software no site do IOBit e instale-o.

a.       Limpar e otimizar

1.       Execute o Advanced SystemCare, clique na opção “Selecionar Tudo”, e em seguida no botão “Examinar”.

                        

2.       O Software irá analisar todas as opções selecionadas e apresentara o status dos quesitos de Segurança, Desempenho e Estabilidade.

                        

3.       Clique no botão reparar e espere terminar os reparos. Em seguida reinicie o sistema.


b.      Modo Turbo

O Advanced SystemCare também possui uma ferramenta muito interessante, o Modo Turbo. Quando ativado, ele desabilita algumas funções e softwares em segundo plano, para que você tenha mais desempenho em suas tarefas. Existem três opções: Modo de Jogo, Modo de Trabalho e Modo de Economia. Escolha uma delas, configure de acordo com seu uso e ative, assim terá maior desempenho e rapidez.

                           




Utilizando esses três métodos de maneira periódica, você mantem a estabilidade de seu sistema, rapidez e espaço livre para seus arquivos pessoais, sem que precise da ajuda de alguém especializado.