domingo, 17 de janeiro de 2016

Root: O que é ? Para que serve ? Como usar ? Vantagens e Desvantagens ?

http://adrenaline.uol.com.br/files/upload/noticias/2014/01/kerber/23_rootandroid.jpg
Hoje os Sistema operacionais mais modernos , da herança de sistemas Unix de década 1970 , eles tem níveis de permissões de acessos controlados , assim eles impede que pessoas não autorizado , acessar documentos de outros usuários , ou ate mesmo acesso desses documentos entre usuários . Isso também lhe impede que qualquer usuário modifica ou ate apaga esses arquivos que o constituem o sistema operacional(que são arquivos do sistema) .


O sistema operacional Android tem sua base o sistema operacional Linux . Por cima do Linux no Android , temos a maquina Dalvik , que e tipo de uma especie de motor , semelhante do funcionamento que temos com java no nossos desktops. Este motor , Dalvik , ela se encarrega de desenhar a interface do sistema android e dos programas , alem de executar este codigo , repassando ao sistema Linux a instrução necessaria para comunicação do Hardware do dispositivo
Mas a Dalvik deve respeitar as permissões do sistema Linux, que também inclui seu próprio sistema de permissões. Isso torna o sistema Android bastante seguro do ponto de vista técnico. Os casos de malwares para Android nada mais são do que executáveis escritos para fazer coisas que o sistema permite por padrão, mas que são usadas para fins ilegais. É muito simples se livrar da grande maioria de malwares para Android, bastando desinstalar o aplicativo contaminado.
http://www.wheelsandchips.com/wp-content/uploads/2014/12/Pros-and-Cons-of-Rooting.jpg
Simplesmente o vírus ou malware não faz nada além que o Sistema Operacional Android permitira . Dado uso de malwares por criminosos , a Google , mantenedora deste sistema Android , o atualiza o sistema operacional , adaptando ainda mais permissões para esta área sensível para que evite esses golpes . Ou seja , esta vulnerabilidade só existe porque na construção do sistema Android, não havia sido pensado na possibilidade de desenvolvedores agirem de má fé.  
O nome desse usuário com total poderes no sistema Linux chama-se root. É daí que vem o termo “rootar” ou “rootear” para Android, designando o processo de conseguir credenciais de usuário com poderes administrativos, ou seja, podendo fazer o que quiser no sistema.

Para que serve ?

O root possibilita a liberação das funções do sistema operacional Android que o padrão de fabrica eles são bloqueado do usuário final . Se você compra um smartphone ou tablet na loja certeza que ele vem bloqueado com acesso administrativo por completo do usuário  , onde só podemos realizar pequenas tarefas básicas do sistema do Android  . Em outras palavras se você quiser ter acesso total as pastas do sistema, e usar qualquer aplicativo em seu celular é necessário fazer o enraizamento do seu sistema Android. Agora que já sabe o que é root e para que ele serve

Vantagem do root algumas dela :

  • Possibilidade de instalar uma versão mais atualizada do Android, ou ainda não liberada pelo fabricante.

  • Possibilidade de instalar atualizações não oficiais e ROM’s totalmente personalizadas para seu Android (Essas versões alternativas trazem funções diferentes daquelas que se vêem mais frequentemente nos smartphones e tablets).

  • Possibilidade de instalar aplicativos que só funcionam em dispositivos Rooteados. O Google Play Store possui milhares de aplicações para download e muitas destas aplicações só funcionam em aparelhos roteados porque necessitam ter acesso a determinadas funções bloqueadas pelo sistema.

  • Possibilidade de excluir aplicativos inúteis instalados pelos fabricantes e operadoras de telefonia (aplicativos de fabrica), assim liberando mais espaço da memoria interna.

  • Possibilidade de personalizar o desempenho da bateria de acordo com suas necessidades, aumentando a durabilidade da bateria.

  • Possibilidade de fazer o backup completo do dispositivo e rastreamento do sistema.

  • Possibilidade de melhorar o desempenho do seu dispositivo através de alterações no Kernel e realizando o overclocking do processador.
 

Desvantagens do se fazer o Root no Android


  • Perda da garantia pelo fabricante. Ao fazer Root no Android, perde se a garantia do aparelho, pois, a maioria dos fabricantes de smartphones, tablets e dispositivos moveis em geral com Android, possuem cláusula de perda da garantia caso seja feito Root no Android.

  • Maior vulnerabilidade ao ataque de malwares, já que o sistema está totalmente liberado pelo Root. Isso não quer dizer que ele estará mais propenso a ser infectado por malwares, mas sim, que se algum malware infectar o seu dispositivo, ele terá um maior controle sobre o sistema.

  • Possibilidade de danificação ou inutilização do sistema por alterações perigosas. Com o Root você tem acesso dos arquivos fundamentais para o funcionamento do sistema e alterar esses arquivos é um risco para pessoas inexperientes.

  • Possibilidade de danificação do sistema durante o processo de realização do Root. O processo de realização do Root nem sempre é igual em todos os aparelhos e realizar o processo incorreto pode danificar ou ate inutilizar seu aparelho.

  • Problemas com atualizações. As fabricantes interrompem liberação de atualizações do sistema via OTA nestes dispositivos com acesso root. Então se isso ocorre você terá que fazer esse processo manualmente se quiser ter acesso a uma nova versão do Android. 
​Bom galera esperamos que fique bem claro sobre o que Root , nesta postagem . Fiquem ligado aqui na a família formatação . Caso ha alguma duvida deixe nos comentários que estaremos sanando as duvidas