quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Windows Insider: Como tornar-se e Vale a pena?


A pouco mais de 1 ano, a Microsoft fez o impensável e criou um programa onde seus usuários tem profunda importância no desenvolvimento de seu novo sistema multiplataforma (Desktop, Tablet e Mobile), o Windows 10. Através do Windows Insider, usuários do mundo inteiro tiveram a chance de testarem o novo sistema, enviando feedbacks de sugestões e críticas, podendo assim moldar o sistema de modo que o gosto da grande maioria prevalecesse.

Estar por dentro das novidades, receber as mais recentes compilações (builds) e ajudar a “desenvolver” um grande sistema é algo muito interessante e instigante, e ver os resultados é gratificante. Se você tem medo de ser um Insider por conta dos possíveis erros, saiba que existem métodos pós instalação. 




Os riscos

Há aqueles usuários que tem um pé atrás com essa grande ideia, pois instalar uma compilação de testes em sua máquina parece ser algo totalmente impensável. Dentre os bugs acarretados mais comuns estão problemas de incompatibilidades de drivers (podendo não haver suporte ainda para aquele driver), erros de memória, problemas para abrir o MENU INICIAR e a BARRA DE PESQUISAS/CORTANA, lentidão no sistema devido a arquivos inúteis e fragmentação do sistema.


Testes, Desempenho e Feedbacks

Apesar da lista de riscos não ser animadora, a melhor parte de ser um Insider é testar as novidades inclusas nas novas compilações como por exemplo os aplicativos de Música, Vídeo, Loja do Windows; testar as melhorias no desempenho do sistema enquanto realiza suas tarefas, joga seus jogos favoritos, trabalha, etc.

Apesar da versão RTM (versão de fábrica) e as atualizações Redstone já estarem disponíveis para todos os usuários, o programa inda continua com o intuito de melhorar o sistema e trazer cada vez mais novidades.
Escrever um bom feedback com suas ideias e críticas, e conseguir likes para apoiar suas ideias faz com que seu perfil seja notado. Você ainda fica por dentro das novidades com o app HUB DO INSIDER. 

E então? Vale a Pena ser um Insider?
Se você é daqueles usuários curioso, gosta de grandes novidades e não tem medo dos riscos, pode se tornar um Insider, recebendo as compilações do modo Rápido. Se você já tem medo dos riscos que uma compilação menos instável pode trazer, selecione o modo Lento para receber as compilações mais estáveis. Seja um Insider, e ajude a construir o grande sistema operacional da Microsoft.
Se não se enquadra nesse perfil, mas quer usar o Windows 10, atualize seu sistema e use normalmente. As novidades não demorarão para chegar até você.


Se você já usa o Windows 10 em seu desktop e quer se tornar um Insider, é fácil:
A instalação

1. Acesse o site do PROGRAMA WINDOWS INSIDER << https://insider.windows.com/>> e faça seu cadastro.

2. Vá em INCIAR >> CONFIGURAÇÕES >> ATUALIZAÇÃO E SEGURANÇA >> WINDOWS UPDATE e clique em OPÇÕES AVANÇADAS. Em OBTER COMPILAÇÕES DO WINDOWS INSIDER, adicione o e-mail cadastrado no programa, e configure como quer receber as compilações: 
Modo Rápido: as compilações são disponibilizadas mais frequentemente, mas estão mais sujeitas a bugs;
Modo Lento: as compilações são disponibilizadas de maneira mais demoradas e são mais estáveis que as compilações do modo rápido;

3. Volte ao WINDOWS UPDATE e procure por atualizações. Se houver compilações o download é feito de maneira automática.



4. Quando o download terminar, clique no botão REINICIAR AGORA.



5. Aguarde enquanto o sistema configura e preparara o dispositivo para receber a instalação da nova compilação.



6. Terminando, o sistema reiniciara sua máquina e abrira a tela de instalação. Aguarde a instalação terminar, o que pode demorar cerca de 30 minutos a 1 hora e 20 minutos, dependendo da sua máquina e seus programas instalados.






7. Terminada a instalação, entre com a senha na tela de login.



8. Algumas mensagens vão aparecer na tela enquanto seu Windows é terminado de ser configurado.



9. Ao momento que sua área de trabalho aparecer, sua compilação está instalada e pronta para ser usada. Caso queira otimizar o sistema, siga o tutorial MÉTODOS PARA MELHORAR O DESENVOLVIMENTO DO SEU SISTEMA OPERACIONAL clicando aqui .


Feito isso, seu sistema está pronto para uso, e você pode desfrutar das novidades das compilações e ser um Insider!