domingo, 14 de fevereiro de 2016

Hey, Cortana - Conheça a Assistente pessoal do Windows e Ative-a!


Desde os primeiros rumores sobre o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, já era especulado sobre uma assistente pessoal funcional para auxiliar os usuários, a Cortana. Muitos participantes do Programa Insider foram atraídos pela nova funcionalidade, porem esta custou a estar disponíveis, e ainda não se contra disponível em muitos países, como é o caso do Brasil.





No Brasil, a cortana foi prometida no final do ano passado, 2015, mas infelizmente não ficou pronta para uso devido à grande diversidade linguística de nosso pais. Segundo rumores, ela irá reconhecer nossas regiões e aprendera nossas gírias. Quanto ao som de sua voz, não se sabe ainda, mas especula-se vozes parecidas de ancoras de telejornais. (Há piadinhas na internet de que seria a voz da apresentadora Sabrina Sato rsrsss).
A cortana está integrada em todas as plataformas do Windows 10 (Desktop, Tablet e Windows Phone), mantendo todas as configurações da assistente sincronizadas.
Assim como o Google Now (da Google), e a Siri (da Apple), a Cortana tem funções simples que te auxiliam desde uma conta simples (cos 30º, exemplo) a funções de organização de sua agenda.


Algumas Funções da cortana:
·         Fazer chamadas, enviar textos, e mantê-lo organizado e até mesmo silenciar tudo para que você não seja incomodado;
·         Informa-lo de seus Interesses;
·         Lembrar-te de seus compromissos;
·         Funções de GPS;
·         Bloco de anotações;
·         Informações sobre Restaurantes e bares, e eventos;
·         Informações sobre o clima;
·         Você pode falar com ela se estiver naquele tédio. Peça-a para lhe contar uma piada, ou cantar uma música;
·         Identificar músicas;
·         Abrir seus aplicativos e programas instalados;
·         Pesquisar qualquer coisa na internet.


Com essas funcionalidades, e muito mais, a Cortana vem facilitando e muito a vida dos usuários. Porém não são todos que usufruem deste recurso. Mas há um jeito de ativa-la (em outro idioma). Deste jeito você pode conhecer melhor a assistente pessoal, além de treinar suas habilidades em outros idiomas:

ATENÇÃO:
·         Este procedimento irá alterar o idioma de seu computador. Algumas funções podem permanecer no seu idioma atual, mas a grande maioria irá mudar de idioma!
·         Para usar a cortana, tenha um dispositivo com microfone. Caso não possua, comandos escritos vão funcionar, porém sem os recursos de voz.


Vamos ao procedimento:

1.       Va até CONFIGURAÇÕES >> HORA E IDIOMA >> REGIAO E IDIOMA;




2.       Em PAÍS OU REGIAO altere para Estados Unidos ou qualquer outro país que a Cortana esteja funcional;



3.       Em IDIOMAS, clique no idioma INGLES / ENGLISH e o defina-o como padrão. Caso não haja esta opção de idioma clique em ADICIONAR UM IDIOMA e escolha um idioma correspondente ao país selecionado em PAÍS OU REGIAO. Feito isso, clique em OPÇÕES;




4.       Agora baixe o PACOTE DE IDIOMAS, MANUSCRITO e FALA. Dependendo do idioma, a opção MANUSCRITO NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL;




5.       Quando todos os downloads estiverem terminados, basta apenas reiniciar o computador;




6.       Faça login e ao carregar a área de trabalho a Cortana já estará ativa!




·         Caso encontre dificuldades de se dar bem com o novo idioma (digamos assim), refaça o processo novamente, mas desta vez configure para seu pais de Origem, e idioma de Origem.


Agora vem a parte mais difícil: Falar no idioma em que a cortana está configurada. Falar outras línguas não é fácil, mas você pode treinar com a cortana lhe dando simples comandos como:
·         Tell me more about you – Me fala mais sobre você;
·         Who created you – Quem te criou?
·         What do you think of siri – O que você acha da siri;
·         What is the best smartphone – Qual o melhor smartphone?
·         Who is your father – Quem é seu pai?
·         Sing me a song – Cante uma música para mim;
·         My location – Minha localização;
·         Tell me a joke – Diga-me uma piada;
·         You are good friend – Você é uma boa amiga;
·         Will you date me – Você vai me namorar;
·         Whats the best Computer – Qual e o melhor computador?
·         What do you think about android – O que voce acha do android;
·         Call my (parente) – ligar para …;
·         Play (nome da musica) (nome da banda) – Toca a música ou banda;
·         Open (nome do appp) – abre o aplicativo que você quiser;
·         You think i am cute – Você me acha bonito;
·         Wake me up tomorrow at (horas + AM our PM) – Acorde me as (horas + am ou pm);
·         Whats your age – Qual a sua idade?
·         Do you have brother – Você tem irmão;
·         Where are you from – De onde você é?
·         Show me the way (lugar) – Mostre-me o caminho para (lugar);
·         Nearest Restaurants – Restaurantes mais próximos + Take me there – Me leve até lá;


Caso queira novos comandos com base em suas atividades e aplicativos instalados, diga a ela: Help me. Assim ela lhe oferecera uma lista com vários comandos.

Agora é só usufruir da sua nova assistente pessoal. Lembrando que você pode instala-la em seu celular android e deixar suas configurações sincronizadas. Gostou da Cortana, tem sugestões ou críticas? Mande seu feedback e ajude a melhora-la e a integrar novas funcionalidades!