quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Obtendo-se mais espaço em seu HD usando o CCleaner

Windows é um sistema que ocupa muito espaço no HD, porém a culpa do disco ficar entupido de coisas nem sempre é do sistema. Ainda que o Windows ocupe uma enormidade com seus arquivos e reserve mais uma quantia para arquivos temporários e para a memória virtual, o sistema não tem como controlar tudo que você instala e adiciona ao seu disco .

 
O CCleaner faz a limpeza basica
Quem se preocupa com o desempenho  do computador, certamente deve ter utilizado o CCleaner no PC. O programa é uma das ferramentas mais famosas para eliminar arquivos temporários, excluir os dados salvos da internet e limpar o registro do Windows. Caso você seja novato na informática ou nunca tenha utilizado o programa, talvez seja bom ler os passos abaixo que ajudarão você a liberar muito espaço no HD.Esta seção possui duas abas, a primeira para eliminar alguns dados utilizados comumente pelo Windows (e respectivos programas da Microsoft) e a outra para apagar dados de outros aplicativos. Primeiramente você deve selecionar os arquivos que deseja remover do disco, para depois permitir que o aplicativo efetue uma análise completa do que é desnecessário.
Neste ponto você deve observa : se você utiliza o Internet Explorer com frequência, uma limpeza nos cookies e dados temporários do navegador seja importante, porém se você é navega na internet com outro aplicativo, nem precisa efetuar a análise dos arquivos do IE.



Os usuários que usam o Firefox ou outro navegador devem optar pela limpeza na aba “Programas”. Contudo, independente do browser utilizado, é necessário marcar as caixas do “Windows Explorer” e do “Sistema”, porque devido ao uso diário do Windows, todos tem o desempenho do PC reduzido devido a arquivos temporários.



Após selecionar todos os itens, clique em “Analisar” e aguarde. Depois de finalizada a análise é só você pressionar o botão “Executar Limpeza”. Detalhe: a análise do CCleaner só precisa ser efetuada na primeira aba, pois o programa inclui os programas que você selecionou na aba “Programas”.




Melhorando o registro do sistema


Com frequência deve instalar e desinstalar programas quase todos os dias. Apesar de esta prática ser interessante para você obter os melhores softwares, ela pode prejudicar seriamente o desempenho do seu Windows. Instalar programas não é algo que cause muitos problemas, contudo ao apagá-los do seu PC sempre sobram alguns restos do aplicativo.
 
Você possivelmente nem faz ideia de que o aplicativo deixou alguns rastros no registro, afinal qualquer usuário comum verifica apenas a pasta Arquivos de Programas e não se preocupam com o registro. Contudo, o registro é praticamente o mecanismo central do Windows, o que quer dizer que se você deixá-lo cheio de entulho, ele certamente apresentará problemas em pouco tempo.



E um programa bem simples que faz uma limpeza bem eficiente no registro . Para que você apaga as entradas desnecessárias que você faz a desinstalação de programas e necessário clicar em aba “Registro” e selecionar todas as caixas. Depois basta pressionar o botão “Procurar Erros” e esperar até que o programa indique quais problemas existem no registro. Por fim é só clicar em “Corrigir erros selecionados”.




Mais espaço para você! O CCleaner pode ajuda e remover alguns megabytes nosso teste como você observa libera 338 MB , mas não chega fazer muita diferença no espaço livre (a menos que você tenha muito lixo no histórico e nos arquivos temporários do Windows). Se você não ficou satisfeito com o CCleaner, então é hora de partir para a utilização de um programa mais eficiente: o WinDirStat.