sexta-feira, 1 de abril de 2016

Economizar espaço , usando o processo de compactação de arquivos



Uma função do NTFS que muitas vezes passa despercebida pelos usuários é a opção de compactar pastas e arquivos. Habilitando esse recurso os seus arquivos passam a ocupar menos espaço em disco e, diferente de métodos de compressão como o ZIP e RAR, os arquivos continuam a ser acessados normalmente, já que a descompactação dos dados é transparente para o usuário.


A desvantagem é que com isso você pode notar uma queda no desempenho, principalmente se você compactar arquivos grandes ou usados com muita frequência. Isso se deve ao fato de que o Windows terá que descompactar os arquivos quando você for usá-los e recompactar quando você terminar.

Por isso, não é recomendado que você comprima arquivos ou pastas essenciais para o funcionamento do sistema. Note também que os arquivos são descompactados antes de serem transferidos através de uma rede, portanto esse recurso não terá efeito algum sobre a largura de banda.


Libere mais espaço em disco
Para habilitar o recurso de compactação de arquivos, abra o Windows Explorer, clique com o botão direito em cima do arquivo ou pasta que você deseja compactar e escolha a opção “Propriedades”. Na aba “Geral”, você pode conferir o tamanho do arquivo e qual é o espaço ocupado por ele em disco:



Clique no botão “Avançados...” e, na nova janela, selecione a opção “Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco”:



Clique em “OK” para retornar à janela anterior. Caso você habilitou compactação de pasta , deve também confirma que você deseja compactar as subpasta dentro da pasta que você ira compactar , depois clica no botão Aplicar



Agora veja de novo o tamanho do arquivo

Vamos destacar dos demais

Para que você não precise verificar as propriedades de cada arquivo para descobrir se está comprimido ou não, o sistema destaca esse tipo de arquivo dos demais:








Para isso, Vai o Painel de Controle através do Menu Iniciar e depois acesse Aparência e temas > Opções de pasta:




Na seção “Configurações avançadas”, da aba “Modo de exibição”, ativa a opção “Exibir arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores”. Depois clique em Aplicar e OK .