segunda-feira, 11 de abril de 2016

Arduíno - O que é Arduíno?



O que é Arduino?


Arduino, é uma placa na qual podemos programar através do computador para executar as mais variadas funções.Ele pode ler sensores, controlar atuadores (motor, lâmpada e etc.), processar informação e dessa forma controlar dispositivos ou o ambiente da forma que quisermos, bastando para isso programá-lo através do computador.


Ele engloba hardware e Software:

A parte de hardware do projeto, uma placa que cabe na palma da mão,é um computador como qualquer outro: possui microprocessador, memória RAM, memória flash (para guardar o software), temporizadores, contadores, dentre outras funcionalidades.

O software para a programação do microcontrolador é baseado em C/C++ (baseado em Wiring), e o ambiente de desenvolvimento é baseado em “Processing”, ambos open-source.

A placa foi projetada com finalidades educativas com o intuito de ajudar os designers e artistas a criarem obras interativas sem terem muitos conhecimentos de eletrônica, Seu hardware é livre, o que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar, sendo possível criar robôs e pequenos sistemas inteligentes, está sendo muito usado também em automação Residencial,para dar mais conforto no dia a dia, como acender luzes, abrir janelas e etc...


Quem não se lembra da família The Jetsons, que tinha todas aquelas sofisticadas residências, onde robôs e dispositivos eletrônicos se encarregavam das tarefas domésticas, executadas por um simples botão, hoje já não são mais um devaneio de ficção científica.

Tudo isso resume-se a um programa IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) muito simples de usar e de estender com bibliotecas que podem ser facilmente encontradas na internet (aos montes).

Depois de criar o programa e compilar usando a IDE, o código gerado é enviado para a placa onde é gravado dentro do chip controlador. Esse software que roda na placa chama-se FIRMWARE.


As funções da IDE do Arduino são basicamente duas: Permitir o desenvolvimento de um software e enviá-lo à placa para que possa ser executado.


Sua versão atual:

Arduino Atualizado – Versão atual em 1.6.8

O ambiente Arduino open-source torna fácil escrever o código e enviá-lo à placa I/O.Ele roda em Windows, Mac OS X e Linux. O ambiente é escrito em Java e baseado em Processing, avr-gcc e outros softwares de código aberto. Sua Versão atual está em 1.6.8



Para mais informações:

Site oficial do Arduino: http://arduino.cc/

Fórum oficial Arduino: http://arduino.cc/forum/





Fórum oficial Arduino: http://arduino.cc/forum/