sexta-feira, 27 de maio de 2016

5 Comandos Classicos do Windows



Antes de testar qualquer comando, é preciso localizar o Prompt e acessá-lo com privilégios de administrador. Para localizá-lo no Windows 7, basta digitar "Prompt de Comando" na barra de pesquisa do Menu Iniciar. Também é possível encontrá-lo usando o atalho "Tecla Windows + R", que é, inclusive, o modo mais fácil em versões antigas, como o XP.



Se você não estiver com privilégios de administrador, troque de conta (nas versões mais antigas) ou, no Windows 7, digite "cmd" na barra de pesquisa do Menu Inicar. Assim que o programa for mostrado, clique com o botão direito em cima dele e clique em "Executar como administrador". Em seguida, digite a senha do administrador (se preciso) ou apenas autorize.
 
Observação: no caso do Windows 8 e posteriores, o Prompt de Comando é, na verdade, o PowerShell. Para encontrá-lo, é preciso entrar na área de trabalho e clicar com o botão direito sobre o Desktop. Em seguida, clique em "Propriedades", clique na aba "Navegação" e desmarque a caixa de seleção "Substituir Prompt de Comando no menu Windows PowerShell". Dê OK e em seguida, já é possível acessar o Prompt pelo atalho "Tecla Windows + X" ou no menu, clicando no canto inferior esquerdo da tela.
1) taskkill
O programa travou e não consegue acessar o Gerenciador de Tarefas? Digite "taskkill /f /im nomedoprograma.exe" e substitua "nomedoprograma" pelo nome da aplicação que está ocasionando o problema. Aqui, usamos como exemplo o Paint Brush, o "mspaint"
 
2) shutdown
Este comando é bem útil para desligar o Windows quando você não tem acesso ao Menu Iniciar, ou ainda, quando o sistema está executando alguma tarefa demorada (como um backup ou verificação de antivírus) e você quer que ele desligue após um determinado período de tempo.
No primeiro caso, basta digitar o comando "shutdown -s -t 0". Já para programar o desligamento, basta substituir o "0" pelo tempo em segundos. Por exemplo, se você quer que o computador desligue após duas horas, basta digitar "shutdown -s -t 7200", sendo que 7200 segundos equivalem a duas horas.
 
Para reiniciar o Windows, basta trocar o "-s" por "-r". Para cancelar qualquer comando do tipo, execute "shutdown -a".
3) ipconfig
Se você deseja saber o seu IP ou configurações avançadas de sua conexão com a internet, o comando "ipconfig" é bem útil. Ele não vai resolver problemas de rede, porém, é possível saber os dados exatos de DNS, IPv4, IPv6 e outros, para depois, se preciso, fazer alterações na "Central de Rede e Compartilhamento".
 
Extra: se você fizer alterações no DNS, é bem capaz que o sistema não as reconheça de imediato. Para atualizar, basta digitar o comando "/flushdns".
4) sfc /scannow
O "sfc /scannow" verifica erros no Windows, fazendo uma varredura completa em arquivos do sistema. Se houver algum erro ou item corrompido, o próprio sistema tentará fazer um reparo rápido. Contudo, isso só funciona para problemas gerados pelo próprio Windows, então não é válido para, por exemplo, procurar por vírus. 
 
5) ping
Se você quer checar se um computador está na rede, pode digitar o comando "ping 000.000.0.0", substituindo os números pelo endereço IP ou seu nome.
Caso ele esteja na rede, aparecerão linhas iniciadas com "Resposta de", seguidas com os dados de transmissão. Se ele não estiver na rede, a mensagem será "Host de destino inacessível".