quinta-feira, 26 de maio de 2016

8 Dicas para personalizar o Windows 7:



Quer dar um toque pessoal a seu computador? No Windows 7, você pode alterar as cores padrões, sons do sistema, papel de parede, proteção de tela, fontes e até a imagem para representar a conta dos usuários. Seguem algumas dicas para deixar o desktop com a sua cara.

Temas

Um tema é um pacote incluindo fundo e proteção de tela, cores das bordas de janelas, sons e ponteiros de mouse. Pelo menu Iniciar, clique em "Painel de Controle > Aparência e Personalização".
 
Clique no item "Alterar o tema", da janela à direita e, na nova janela que será aberta, escolha o link "Obter mais temas online".
 
Será aberto um diretório de downloads com centenas de temas da Microsoft, catalogado por gêneros. A partir daí, é só escolher o de sua preferência e selecionar a opção de baixá-lo.
 

Aero

O Aero é um recurso disponível na versão 7 do Windows que permite o efeito de transparência entre as janelas, além de animações, um novo menu Iniciar e uma nova barra de tarefas.
Voltando à tela de alteração de aparência, você pode mudar as cores clicando no botão "Cor da Janela".
 
Repare que a opção de habilitar transparência está disponível, assim como as cores das bordas. Existe também uma opção de mixagem de cores para você criar as tonalidades preferidas.

Papel de parede e proteção de tela

Na janela de alteração de temas, você tem dois botões na parte inferior que permitem alterar o plano de fundo e a proteção de tela. No primeiro caso, você pode determinar uma cor sólida para fundo de tela, ou escolher uma imagem de background. É possível, também, configurar uma apresentação com diversas fotos como papéis de parede, escolhendo diversos arquivos manualmente.
Para trabalhar com papéis de parede dinâmicos, recomendamos deixar os arquivos na mesma pasta e indicá-la no campo "Local da imagem".
A seguir, marque as imagens que farão parte do plano de fundo, a sua posição (se deseja preencher a tela inteira, estender as imagens, centralizá-las ou apresentá-las sob a forma de um mosaico), o tempo e a ordem de exibição das figuras. O sistema recomenda que a troca de figuras a cada 30 minutos e a ordem como aleatória.

Barra de tarefas e menu Iniciar

À esquerda da janela de alteração de temas, você tem um link que leva às "Propriedades da Barras de Tarefas e do Menu INICIAR
 
Na aba da barra de tarefas, você decide, entre outras coisas, se deseja ocultar automaticamente a barra, usar ícones pequenos, o posicionamento da mesma e se pretende usar os recursos gráficos do Aero Peek.
Na aba sobre o menu Iniciar, é possível, nas configurações de privacidade, habilitar ou desabilitar a exibição dos programas e itens abertos recentemente.
Em "Barras de Ferramentas", você pode incluir à barra de tarefas do Windows espaços para endereços de internet e atalhos da área de trabalho.

Personalizando as fontes tipográficas

No "Painel de Controle", vá até "Aparência e Personalização > Fontes" e selecione "Visualizar, excluir ou mostrar e ocultar as fontes".
Na janela principal, você verá os ícones em miniatura das fontes instaladas em seu sistema. O menu superior "Organizar, Excluir, Mostrar/Ocultar" permite o controle de quais fontes estarão disponíveis para seleção nos programas do computador.
A opção "Visualizar" permite a instalação e a exibição de todos os tipos disponíveis em cada arquivo de fonte.
 
No menu ao lado esquerdo, existe uma opção para "Alterar os tamanhos das fontes" do sistema e também para "Ajustar texto Clear Type", opção que confere maior clareza às letras e caracteres apresentados na tela.

Alterando a imagem da conta

A conta de usuário vem com ícones sugeridos pelo Windows. Mas eles podem ser alterados, também, a qualquer momento. Clique em "Painel de Controle > Contas de Usuário > Alterar a Imagem" e selecione, na lista de opções, a que você mais gosta.
Também é possível indicar um arquivo de imagem privativo para representar o ícone da conta pelo link "Procurar mais Imagens..."
 

Alterando os ícones da área de trabalho

Digitando, na caixa de pesquisa, "Configurações dos Ícones da Área de Trabalho", você pode restaurar os ícones originais, acabando com a bagunça no seu desktop.
 
Também é possível alterar a imagem dos ícones padronizados, como a lixeira e o ícone de rede, através do botão "Alterar Ícone..."

Opções de exibição de vídeo

Clique em "Painel de Controle > Aparência e Personalização > Vídeo". No menu à esquerda, você terá opções para personalização do modo como enxerga o que é exibido no monitor.
Pode ajustar resolução (tamanho e proporção) e brilho, além de calibrar as cores e definir uma resolução (em pontos por polegada) melhor para o texto apresentado em tela.