segunda-feira, 21 de maio de 2018

Hard Disk Sentinel: Introdução aos Disco Rígido



Bom pessoal hoje vamos falar um pouco sobre o Hard Disk Sentinel ou HDD Sentinela como muitos técnicos fala . Trata-se de um pequeno programa poderoso que realiza um diagnostico , avalia o S.M.A.R.T. e ainda informa você usuario o momento de trocar o seu HD (Hard Disk ou Disco Rígido). Antes de aprofundar sobre o tema vamos falar um pouco sobre o disco rígido.


Os discos rígidos dentro dos computadores possuem um ou mais discos físicos. A cabeça de leitura / gravação que está acima deste disco executa todas as operações de leitura, gravação e exclusão.

À medida que a capacidade do disco rígido aumenta, os dados são armazenados em áreas cada vez menores na superfície do disco. Qualquer dano pequeno ou mesmo microscópico ou sujeira na superfície reduziria muito as chances de acessar dados importantes. Os discos são hermeticamente fechados para manter a umidade e a sujeira fora do chassi do disco.

Este processo nem sempre é concluído sem problemas. É possível que algumas áreas da superfície do disco não sejam legíveis ou graváveis ​​por causa de um pequeno dano ou sujeira. Nesse caso, o disco rígido marca essa área como ruim e nunca usará esses setores novamente para qualquer operação de leitura ou gravação. Se essa área tiver dados anteriormente, o disco rígido tentará ler e copiar os dados para uma área sobressalente especial primeiro. Depois que o processo for concluído, todo o acesso à área antiga será redirecionado para a área sobressalente. A área original (problemática) do disco não pode ser acessada mesmo depois de uma reformatação completa.
 
Parece bom - porque o problema é resolvido automaticamente, mas o usuário não notará nada sobre o status do disco rígido que está constantemente diminuindo até que ele precise enfrentar um disco rígido inutilizável e perda de dados.

Existem outros problemas possíveis que podem degradar a condição do disco rígido. Alta temperatura, energia incorreta ou choque mecânico, a vibração pode danificar seriamente o disco rígido. Muitos desses problemas podem ser detectados usando o Hard Disk Sentinel e a perda de dados causada pelos problemas pode ser evitada.

S.M.A.R.T

S.M.A.R.T. (Tecnologia de análise e relatório de automonitoramento) é introduzida pela IBM. Foi criado para monitorar o status do disco usando vários métodos e dispositivos. Um único disco rígido ATA pode ter até 30 valores medidos (atributos). Algumas delas afetam direta ou indiretamente o status de integridade do disco rígido e outras informações estatísticas.

Hoje, todos os discos rígidos IDE / Serial ATA / SCSI modernos possuem S.M.A.R.T. característica. Não é realmente um padrão - então o significado dos atributos pode ser diferente de fabricante para fabricante. Devido a isso, um método de análise de integridade de disco independente do fabricante é necessário para determinar o status real de qualquer disco rígido. Hard Disk Sentinel pode fazer isso, por favor, consulte a seção de métodos de cálculo de condição.

Muitos atributos são usados ​​por todos os fabricantes e são usados ​​da mesma maneira (ou quase). É por isso que, por exemplo, é possível detectar a temperatura e a potência no tempo de muitos discos rígidos. Esses valores (e muitos outros) são monitorados por este aplicativo.

De acordo com o S.M.A.R.T. especificações, quando um problema é detectado, o disco rígido deve funcionar por pelo menos 24 horas para executar o backup de dados. Mas, em muitos casos, esse tempo não é suficiente - é por isso que é importante reconhecer os problemas e se preparar antes que seja tarde demais.


Nota: alguns controladores ou controladores de disco rígido podem impedir a leitura e o exame de valores do S.M.A.R.T. Nesses casos, a integridade atual, a temperatura ou outro status não podem ser determinados para o (s) disco (s) rígido (s) afetado (s). Entre em contato com o fabricante do controlador para obter um driver ou firmware atualizado. Não é possível determinar o S.M.A.R.T. status de discos rígidos USB / Firewire externos e matrizes RAID de hardware.